domingo, 29 de outubro de 2017

Mini-log #08 - Criando as vinhas-de-choque [out/05/17]

Para a segunda parte da Fase 5, criamos um obstáculo chamado vinhas-de-choque. Basicamente são vinhas que não irão te ferir a não ser que você as toque quando estão dando choque. Seria complicado criar uma animação de 1 bloco e apenas multiplicar dezenas de vezes através do mapa. Poderia ser feito, mas levaria muitas horas e, também, poderia ser complicado processar mais de 100 blocos animados ao mesmo tempo (provavelmente não, já que os arquivos são pequenos, mas ainda assim quisemos evitar e fazer de um jeito mais fácil). Como pode ver abaixo, há vários blocos dessas vinhas:




E esta é apenas uma pequena parte. Então achei uma solução simples:

> Criei 3 blocos dessas vinhas (topo, meio e base);
> Criei uma variação com brlho extra para dar o efeito de "choque". Ainda tenho que testar mas 2 frames parece suficiente;
> Em uma nova camada no Tiled (usando o mesmo arquivo base desse mapa), posicionei todas as vinhas aonde precisam estar;
> Dupliquei a camada e substituí todas as vinhas com a variação de "choque" perfeitamente no mesmo lugar;
> Agora tenho 3 camadas: A base do mapa, as vinhas e as vinhas com choque;
> Exporto a base sem vinhas, e cada capada de vinha sem nenhum outro bloco e com fundo transparente. Então cada imagem das vinhas parece com isso:



(usei a cor azul apenas para ser mais fácil enxergar, mas o fundo original é transparente)

Exportando essas camadas do jeito acima, eu garanti que as duas imagens de vinhas são exatamente do mesmo tamanho que a base do mapa e, portanto, são perfeitamente posicionadas, bastando apenas alinhar as 3 imagens. Tudo que o programador precisa fazer agora é criar uma animação entre as 2 imagens de vinhas.

O resultado final é uma animação de choque com duas imagens png de 14 e 16kb. Tudo isso levou em torno de uma hora, tenho certeza que levaria muito mais se eu fosse colocar cada bloco animado por vez ou tentar criar blocos para encaixar em cada área. Farei alguns testes e postarei os resultados.


(OBS: Este log foi originalmente postado em inglês no link: https://forums.tigsource.com/index.php?topic=62553.msg1357258#msg1357258)

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