quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Mini-log #14 - Adicionamos baús de tesouro e gemas [Nov/23/17]



Saudações, ninjas!

Estes dias trabalhamos e decidimos alguns detalhes sobre os extras, fazendo então algumas mudanças. Como mencionamos no último mini-log, decidimos adicionar alguns coletáveis, e além das Moedas Meawja, incluímos uma moeda: gemas. Primeiramente elas seriam usadas apenas para desbloquear as fichas de personagens nos Arquivos, mas acontece que o jogo só possui 7 deles, o que seria uma lista bem curta para completar. Então decidimos que o Bestiário também terá que ser desbloqueado com gemas, o que nos leva à primeira mudança:


• Retrabalho do Bestiário



Antes o Bestiário era para ser uma sala aonde o jogador poderia caminhar e ver todos os monstros do jogo. Parecia bom no começo, mas durante o desenvolvimento descobrimos muitos problemas com a idéia. Na teoria parecia bom e charmoso, mas na prática, era trabalhoso e não tão interessante. Não conseguimos encaixar as descrições dos monstros e o jogador precisava andar para navegar por eles. Isso para dizer apenas uma parte do problema.

Agora o Bestiário é um menu aonde você pode facilmente navegar pelos monstros com o apertar de um botão. Para desbloquear o acesso você ainda precisa terminar o jogo no modo Normal, mas cada criatura deve ser aberta usando as gemas. Planejamos que ao terminar o jogo pela primeira vez você já tenha gemas suficientes para desbloquear uma boa parte, mas como o drop das gemas são meio aleatório, depende também da sorte do jogador.



• Gemas

Pessoalmente eu acho mais interessante encontrar gemas do que moedas em um tesouro. Parece mais valioso de certa forma. Pensando assim, decidimos usar gemas como moeda. Elas serão usadas apenas para desbloquear os extras, mas ainda assim faz o jogador sentir-se mais recompensado. Além disso, assim como as Moedas Meawja, as gemas são um bom incentivo para a exploração. De começo não queríamos usar os clássicos baús de tesouro, mas depois de duas horas e meia tentando criar um tipo de depósito de gemas, eu desisti. A idéia era similar ao Hollow Knight aonde você tinha que bater em uma pedra para as moedas caírem, era algo bem divertido e gostoso de fazer. Mas de novo, na prática, foi um desastre para nosso jogo. Tentamos usar vasos também mas... em resumo, os baús ganharam a luta.

Vão ter baús grandes e pequenos, algumas vezes o grande vai estar flutuando em uma bolha então você precisará estourá-la para pegar seu precioso prêmio.


 

(Foi sorte, é raro cair um diamante!)


Outras formas de conseguir gemas é matando inimigos (chance pequena) e também algo emprestado de Wonder Boy: pontos invisíveis. Pule no lugar certo para revelar uma moeda oculta.

Obrigada por ler! Toda crítica e sugestão é bem vinda!

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