terça-feira, 30 de outubro de 2018

O projeto vive! Explicando nossa ausência




Saudações, ninjas!

Primeiro de tudo, não se preocupem, o projeto Meawja está de pé, firme e forte! Este artigo é para explicar o que aconteceu, já que tivemos um longo período sem dar notícias e, desde já, peço desculpas por isso e agradeço IMENSAMENTE toda paciência, suporte e carinho de vocês. Muitos vieram perguntar se o projeto ainda vive, o que me deixou muito feliz, pois mostra o interesse pelo nosso trabalho. Por isso, para que essa mensagem seja ainda mais pessoal, estarei escrevendo em meu nome, já que fui a principal causa desse silêncio. 

Para quem não sabe, a Galope é um estúdio composto apenas por mim, Gabrianne “GabZ” / “GabZero”, e meu marido, Esdras “Xdr4z”, ambos temos nossos trabalhos fixos e fazemos os jogos no tempo livre. A última atualização que demos do projeto foi no dia 13 de Março, alguns dias depois comecei a sentir dores fortes no olho direito. Adiantando um pouco a história, em Abril essa dor evoluiu para uma terrível inflamação nesse olho, o que praticamente me cegou por um mês, pois nem o olho esquerdo eu estava podendo utilizar. Por isso fiquei afastada de qualquer trabalho até me recuperar, levando quase dois meses. Depois desse tormento, tive que fazer inúmeros exames para encontrar a causa deste problema, o que foi uma tarefa difícil e demorada. Muitos exames levavam meses para serem marcados, consultas que precisavam ainda ser aprovadas, idas e voltas para a cidade vizinha já que onde moro não há muitos especialistas. Foi bastante desgastante. 

Enfim, após tantos gastos, tantas viagens, descobri que, infelizmente, sou portadora de uma rara doença autoimune chamada Espondilite Anquilosante. Ela tem chances de causar essa inflamação no olho e terríveis dores na coluna, então preciso ficar acompanhando e tratando durante toda a vida. Até hoje estou colhendo resultados de exames e ainda tenho consultas marcadas. Felizmente, não é algo tão grave e a doença pode ser controlada, então posso continuar a trabalhar normalmente. Tenho pessoas maravilhosas como meu marido me dando suporte, então consigo seguir em frente. 

Voltando a trabalhar


Fiquei bastante depressiva nesses meses, como devem imaginar. Um dos motivos é que o Meawja já estava na reta final de ser terminado. Não fosse essa doença, a essa altura o jogo já teria sido lançado. Faltava bem pouco. E o pior de tudo é que todos esses exames, consultas, viagens... custaram, e ainda custam, bem caro. Basicamente todo dinheiro que tínhamos reservado para o projeto foi gasto com minha saúde. Não nos arrependemos, claro, pois ao menos tínhamos esse dinheiro. Tínhamos. 

Quando meu olho se recuperou o suficiente, eu já quis voltar a trabalhar, pois precisávamos repor o que gastamos com certa urgência. Mas não queríamos terminar o Meawja nas pressas, não quando eu estava tão debilitada e desanimada. Acontece que enquanto eu me recuperava, o Xdr4s começou a brincar em um protótipo que ele mesmo criou. Para me animar, foi me pedindo para fazer algumas artes pra ele, criar um protagonista de repente, fazer um hud. Aos poucos fomos pegando carinho pelo protótipo, dando forma, criando uma identidade. E decidimos que ele deveria ser um jogo, mas um pequeno, rápido, com várias limitações de forma que ele estivesse finalizado em apenas alguns meses. Usaríamos esse jogo para tentar repor o dinheiro que gastamos, que seria direcionado ao Meawja. E foi dando certo!

O protótipo ganhou forma e tornou-se Ravva and the Cyclops Curse! Com um protagonista adorável, uma história simples e uma identidade própria, o jogo rapidamente foi sendo montado seguindo limitações mais firmes do NES, como usar apenas 3 cores por sprite, poucos frames de animação (juro que tentei), e uma aventura curta. Me animou bastante, e fico feliz em dizer que o jogo está incrivelmente próximo de ficar pronto e pretendemos lançar em Novembro. Quero que conheçam esse projeto nosso, feito com tanto carinho quanto Meawja:




O jogo faz parte da série Galope Minis, basicamente são mini-jogos que se passam em contos-de-fadas no mesmo universo de Meawja. Por isso não têm obrigação de terem ligações com outros de nossos jogos e assim podemos testar muitas idéias por mais malucas e improváveis que sejam. Em Ravva and the Cyclops Curse você seguirá a história de uma corujinha invocadora cuja missão perigosa é destruir um terrível ciclope e, assim, salvar sua mãe de uma maldição. Estamos bastante felizes com o projeto, esperamos que vocês gostem!

Continuando o projeto Meawja


Enquanto trabalhamos em Ravva descobrimos que nossas habilidades melhoraram muito a ponto de produzí-lo muito mais rápido. Nossas ferramentas melhoraram, nossos conhecimentos estavam mais vastos e, claro, temos agora mais experiência. Isso significa que agora nos sentimos mais confiantes, a ponto de querer consertar muitas coisas em Meawja. Esse projeto basicamente é onde aprendemos a fazer jogos, então muito das primeiras fases é bastante amador e sentimos que, agora com mais experiência, podemos melhorar bastante coisa. 

Por isso decidimos que iremos fazer um rework!

Isso não significa que iremos fazer o jogo do zero, longe disso! Significa que vamos mexer em coisas que já parecem datadas, como hud, a fase de treino e a fase das cavernas. Também retrabalhar a câmera e refazer todas as animações do protagonista. Afinal, foi a primeira coisa que animei em pixel art! Tenho certeza de que consigo fazer algo muito melhor hoje. Também pretendemos melhorar e adicionar mecânicas e fases, deixando o jogo mais completo e interessante. A maior parte ficará do jeito que está, mas pretendemos melhorar o que tiver como ser melhorado. Assim vamos nos sentir muito melhor, pois mesmo com atraso, sabemos que vamos entregar algo superior ao que prometemos anteriormente. 

Então agradeço imensamente a todos vocês, ninjas, por todo apoio! E peço mais um pouco de paciência para que esse projeto, essa longa jornada, logo venha a se completar. E temos muito mais pela frente! 


Avante!

terça-feira, 13 de março de 2018

Mini-log #26 - WIP dos Arquivos parte 4

Saudações, ninjas!

Acabou levando mais tempo do que eu esperava, mas aqui está o processo de criar a pixel art do Nuru para os Arquivos:



Como bônus, aqui está um rascunho da arte da Zane:



sábado, 10 de março de 2018

Mini-log #25 - WIP dos Arquivos parte 3 [Mar/10/18]


Saudações, ninjas!

Desculpe por não postar logs por mais de um mês. Tivemos sérios problemas e precisamos de uma pausa no desenvolvimento. Além disso meu HD externo simplesmente morreu, levando junto 98% dos meus arquivos pessoais. Mas não se preocupem, todos os arquivos do Meawja estão a salvo no Google Drive! Estou apenas levando um tempo para ajustar-me sem os arquivos pessoais já que não posso pagar por uma recuperação de HD por enquanto.

Agora para o mais importante: desenvolvimento!

Estamos de volta nos trilhos e concertando pequenos detalhes que deixamos para trás. Enquanto nosso programador trabalha em pequenos bugs, estou terminando os personagens do Arquivo como prometido. Desta vez eu completei a arte do mestre Tao. Abaixo você pode conferir todo o processo desde o rascunho até a pixel art:




Amanhã estarei postando o processo da arte do Nuru, que já está pronta. Em seguida trabalharei na arte da Zane.

sábado, 13 de janeiro de 2018

Mini-log #24 - WIP dos Arquivos parte 2 [Jan/12/18]


Saudações, ninjas!

A criação das artes para os Arquivos está a todo vapor. Abaixo as etapas de criação da arte pro Herói:





Com a arte do herói pronta, comecei a trabalhar na pose do Mestre Tao:


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Mini-log #23 - Piso de luz + WIP dos Arquivos [Jan/12/18]


Saudações, ninjas!

Hoje trabalhei num efeito de luz, precisávamos de algo para mostrar ao jogador aonde ele(a) deverá pisar para finalizar a fase depois de cada boss. Ainda vamos testar e ver como fica dentro do jogo. A animação é bem simples, não há necessidade para algo muito elaborado:



Com isso feito, decidi partir para as artes dos Arquivos. Elas vão ser em pixel art mas eu gosto de fazer um desenho tradicional antes. Eu poderia fazer direto em pixel mas por algum motivo não dá muito certo.

A primeira arte, claro, é do herói. Passei um bom tempo ajustando a pose, amanhã eu provavelmente vou achar alguns problemas mas por enquanto esse é o resultado:




quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Mini-log #22 - Animação de morte do miniboss refeita [Jan/11/18]


Saudações, ninjas!


Nesses dias trabalhei duro refazendo uma antiga animação de morte do primeiro miniboss: O Verme das Cavernas. Esse cara foi minha primeira grande animação e lembro de ter levado um mês inteiro para fazer. A morte dele, na época, era como nos jogos clássicos: explosões! O verme derrotado explodia e desaparecia como nos bons tempos. Estava bom assim, todos gostaram. Mas conforme o projeto continuou eu me tornei mais experiente como animadora e logo essa morte pareceu fora de lugar. Parecia que não se encaixava mais no jogo. Então decidimos refazê-la.

O principal problema com isso é que eu fiz o original no Photoshop e hoje utilizo Aseprite para quase tudo. Isso significa que o arquivo do PS era uma grande bagunça, ainda mais porque eu era bem novata. Por isso eu não podia usar o mesmo arquivo de um ano e meio atrás porque, obviamente, eu não faço idéia de como mexer naquelas inúmeras camadas que eu fiz. Eu nem sei como consegui antes. Até as cores eram colocadas em camadas diferentes das linhas. Bem, com isso tudo em mente, eu decidi usar o Aseprite já que é muito, MUITO mais prático para pixel art que o PS na minha opinião.


Animação original:



Animação nova:




Uma curiosidade é que eu só tive a idéia de apagar as luzes do verme porque, bem, tive preguiça. O arquivo original tinha as luzes em camadas separadas, e mesmo que eu decidisse refazer esses efeitos de novo, eu teria que lidar com eles por toda a animação. Então para facilitar eu me livrei das luzes e até que o resultado ficou mais interessante.

Levei em torno de 4 horas totais e a animação completa tem 34 frames.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Mini-log #21 - Remake da Fase de Treino [Jan/03/18]

Eita, demorou mais do que imaginei, mas aqui está o mini-log que prometi. Nós refizemos toda a Fase de Treino, buscando ensinar melhor o jogador sobre as mecânicas. A fase original estava OK nisso, mas falhava em ensinar que você também pode bloquear projéteis com a espada e a shuriken. A idéia foi colocar flechas em caminhos retos então a única maneira de você evitar tomar dano seria batendo na flecha. Falhamos ao ensinar isso no projeto original porque o caminho era muito curto, então os jogadores tentavam evitar a flecha e passar rápido ao invés de bater nela:




Além disso, não havia como prever quando a flecha viria, a não ser que você se acostumasse com o intervalo de tempo (o que concordamos, era curto demais).

A nova versão tem caminhos mais longos e agora os buracos das flechas são mais destacados. E o melhor: há uma antecipação, portanto o jogador pode prever quando as flechas vão vir.





Esta foi a principal mudança na fase, as outras partes são mais simples e projetadas para mostrar também os baús de tesouro, algo que não tinha no começo do projeto. Estarei adicionando mais vida ao cenário também.