quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

[Dev] Comparação: Shuriken x Espada

Saudações, ninjas!

Com a demo lançada a alguns dias, recebemos muitos feedbacks que nos ajudaram de muitas formas. Opiniões positivas e negativas foram bem vindas. Agradecemos a todos que usaram parte de seu tempo jogando a demo e nos oferecendo sua opinião.

Um assunto que foi redundante em muitos feedbacks foi o uso da espada x a shuriken. Alguns jogadores disseram que a shuriken é muito forte porque você tem usos infinitos e na maioria das vezes você nem precisa usar sua espada. Assistimos a alguns gameplays e notamos um comportamento aonde alguns jogadores preferiram usar apenas a shuriken, jogando assim de modo mais seguro, enquanto outros foram totalmente na base da espada (como eu). Houveram alguns jogadores híbridos também, o que é bom.

Na nossa opinião isto não é um problema. Queremos dar aos jogadores a liberdade de jogar da forma que preferem, seja de forma segura com a shuriken (mas que leva mais tempo), ou seja de forma mais dinâmica e ativa com a espada (mais rápido e arriscado).  Mas concordamos que um equilíbrio deve ser necessário, aonde alguns inimigos devem ser resistentes a uma das armas enquanto outros não, tornando assim a jogabilidade mais versátil e saudável. Um exemplo é o slime (Caverna de Cristal) que você não consegue acertar com a shuriken, sendo forçado o uso da espada. No final o feedback dos jogadores foi muito útil para nos ajudar a fazer o jogo final ainda melhor. É nossa primeira experiência com um jogo deste porte então estamos observando e discutindo bastante.

Abaixo há alguns gifs que mostra mais sobre as diferenças entre lutar com a espada X a shuriken. Toda comparação tem o mesmo número de frames e velocidade, e os ataques coemçam no mesmo instante. Tudo aqui é da build 1.0 da demo.

Este artigo não tem o intuito de mostrar qual arma é melhor. O objetivo é comparar a efetividade de cada, adicionando uma melhor demonstração sobre como funciona e conseguir um feedback melhor de jogadores ou qualquer um disposto a ajudar.


• Teste com o Boneco de Treino
Para esta build (1.0) a shuriken tem o mesmo poder de ataque da espada. No entanto, a shuriken possui um intervalo de tempo para podere ser lançada de novo, enquanto a espada é limitada apenas pela habilidade do jogador: quanto mais rápido você aperta o botão, mais rápido seus ataques são.




• Teste com o Dino

Aqui você tem um risco de ser mordido se aproximar-se muito, mas se você for rápido o bastante com a espada nunca irá sentir esta mordida feroz. Por outro lado você pode ser mais cauteloso e gastar mais tempo jogando shurikens à distância. Concordamos com um feedback dizendo que as shurikens não devem funcionar contra todos os projéteis, algo que estamos discutindo ainda.




• Teste com Minichefe

Neste caso você tem um tempo limitado para atingir o ponto fraco. Se você for habilidoso (ou ousado) suficiente você pode derrotar este tipo de inimigo muito mais rápido usando a espada, mas a um risco maior. Mas com shurikens é muito mais fácil para evitar os cuspes e você pode acertar o ponto fraco também, mas desta forma irá levar muito mais tempo para derrubá-lo.







Extensor da Espada




Como um extra, nós dois concordamos que o Extensor da Espada não é interessante o bastante. Na build 1.0 da demo você precisa pegar 10 ventos para usar o poder, mas assim que você recebe dano perde 3 ventos. Depois de um tempo você nem se importa em tentar pegar de volta. Queremos mudar isso, então nos próximos testes estaremos fazendo a extensão mais forte e mais fácil de carregar. Modificaremos para algo em torno de 5 ventos para carregar tudo, e perder apenas 1 vento por dano tomado. Você vai precisar de muitos menos golpes para matar um inimigo com este poder, fazendo-o mais valioso de se manter. Como um bônus, graças ao Extensor você pode atingir o Jacaré mesmo se ele estiver com o escudo virado para você.

Mais uma vez, muito obrigada por todo apoio e feedback!

Avante, ninjas!

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