sábado, 30 de julho de 2016

Gameplay 3

Saudações, ninjas!

Por enquanto ainda não podemos passar um vídeo do gameplay, visto que estamos melhorando o sistema de sons e as músicas ainda estão sendo desenvolvidas. Mas para vocês terem uma idéia melhor de como o jogo irá funcionar, criei alguns gifs que mostram a jogabilidade. A qualidade não está lá muito boa pois utilizamos um site para fazê-los, mas é possível ver tudo com clareza.

Por enquanto temos desenvolvido o mapa de treino (chamamos de fase ZERO) e o primeiro nível. No mapa de treino o jogador irá se familiarizar com algumas mecânicas básicas, sem muita enrolação ou menus explicando. Focamos na aprendizagem "intuitiva" e mais dinâmica, assim como funcionava na época dos 8 e 16 bits. Na primeira fase o jogador é introduzido aos inimigos aos poucos, tendo assim tempo para se adaptar — mas ainda assim terá de aprender a dominá-los!



quinta-feira, 28 de julho de 2016

Gameplay 2




Fazer inimigos em um jogo é uma tarefa divertida, mas que precisa de atenção. Imaginar como o inimigo irá se comportar e qual tipo de desafio ele irá oferecer é apenas parte do desafio, pois um mesmo monstro pode ser fácil ou difícil dependendo de seu posicionamento. Por isso abusamos de localidades inusitadas para alguns deles, dando assim um toque especial ao meliante.




Concept Arts 1

Meawja é uma idéia que surgiu a uns 2 anos e, desde então, mudou muita coisa... mesmo! Para se ter uma idéia, no início ele era para ser um jogo runner para celulares, aonde o personagem ia correndo e jogando shurikens. No caminho fizemos três outros projetos mobiles antes de perceber que não era isso que a gente queria fazer, nem mesmo era uma plataforma que a gente gostava e muito menos o tipo de jogo que jogaríamos. Decidimos, então, largar de vez e ir fazer o que tínhamos vontade: um plataforma retrô, com o visual que queríamos.

Desde então surgiram inúmeras idéias, todas com carinho e aquele empenho que só tem quem faz o que ama. Gostamos muito de compartilhar algumas delas com vocês para que possam conhecer um pouco mais deste universo Meawja!






Gameplay 1

Seguindo a idéia retrô, Meawja se baseia na arte 8 bits seguindo a limitação de cores e também o tamanho das sprites. Na época os blocos eram de 16x16 pixels e os personagens não saíam muito desta blocagem, tendo como exemplo o protagonista de Castlevania tendo 16 pixels de largura por 32 de altura. Os personagens de Final Fantasy também seguiam essa limitação e assim por diante. O herói de Meawja tem 16x28 quando está em pé, mas abusamos um pouco em seus movimentos para tornar o jogo visualmente mais interessante.





Os cenários também possuem limitação de cores e quadros, tendo adição de algumas linhas para conseguirmos manter o aspecto 16:9 e assim ficar mais agradável aos monitores modernos widescreen. Com blocos de 16x16 pixels, o mapa naturalmente é bem quadriculado, mas fazemos o possível para deixá-lo o mais orgânico possível. Não tem como fazer isso sempre, mas vale a pena tentar, certo?



Por enquanto o background é sempre estático, mas podemos melhorar isso em versões futuras. Está sendo bem divertido montar os mapas de maneira desafiadora e, ao mesmo tempo, justa. São apenas 5 pontos de vida, então o jogador terá de prestar bastante atenção e evitar o máximo de danos possíveis. Isso tudo faz parte do treinamento ninja!

Concept Art



O projeto está ganhando forma! Vamos postando concepts e, principalmente, artes finais que mostram bem como imaginamos este universo. A arte acima foi criada por Drew Lopes, um dos cooperadores do projeto.

Na arte é mostrado o primeiro estágio do jogo, utilizado para apresentar ao jogador as mecânicas e deixá-lo familiarizado com os comandos e movimentos do protagonista. É uma área de treinamento, bastando acertar os alvos para continuar em frente para o desafio de fato.

Em breve postaremos ainda mais artes conceituais!

terça-feira, 26 de julho de 2016

Apresentação


Meawja é um projeto novo, indie, criado por dois apaixonados por jogos! Com este jogo buscamos realizar um sonho já antigo que é criar o nosso próprio mundo, do jeitinho que a gente gosta. E isso inclui os desafios que curtimos, naquela dificuldade que dá gosto de superar com esforço, dedicação e insistência. E nossa melhor memória disso vem dos antigos jogos 8 e 16 bits, por isso Meawja tem esta cara retrô. Por sermos desenvolvedores novatos, o jogo começará simples e com poucas fases, mas vamos melhorando conforme ganhamos experiência — assim como nos jogos! A idéia é ser uma série cuja história vai se seguindo e ficando mais profunda, deixando os jogadores interessados não apenas em superar os desafios, mas em descobrir mais deste mundo.

Esperamos agradar muitos jogadores que pensam como nós e têm os mesmos gostos, além de claro conhecer novas pessoas e mostrar nossa arte!

Neste blog postaremos atualizações do desenvolvimento do jogo além de artes conceituais e outros detalhes do título. Contamos com o apoio e carinho de todos!