terça-feira, 30 de outubro de 2018

O projeto vive! Explicando nossa ausência




Saudações, ninjas!

Primeiro de tudo, não se preocupem, o projeto Meawja está de pé, firme e forte! Este artigo é para explicar o que aconteceu, já que tivemos um longo período sem dar notícias e, desde já, peço desculpas por isso e agradeço IMENSAMENTE toda paciência, suporte e carinho de vocês. Muitos vieram perguntar se o projeto ainda vive, o que me deixou muito feliz, pois mostra o interesse pelo nosso trabalho. Por isso, para que essa mensagem seja ainda mais pessoal, estarei escrevendo em meu nome, já que fui a principal causa desse silêncio. 

Para quem não sabe, a Galope é um estúdio composto apenas por mim, Gabrianne “GabZ” / “GabZero”, e meu marido, Esdras “Xdr4z”, ambos temos nossos trabalhos fixos e fazemos os jogos no tempo livre. A última atualização que demos do projeto foi no dia 13 de Março, alguns dias depois comecei a sentir dores fortes no olho direito. Adiantando um pouco a história, em Abril essa dor evoluiu para uma terrível inflamação nesse olho, o que praticamente me cegou por um mês, pois nem o olho esquerdo eu estava podendo utilizar. Por isso fiquei afastada de qualquer trabalho até me recuperar, levando quase dois meses. Depois desse tormento, tive que fazer inúmeros exames para encontrar a causa deste problema, o que foi uma tarefa difícil e demorada. Muitos exames levavam meses para serem marcados, consultas que precisavam ainda ser aprovadas, idas e voltas para a cidade vizinha já que onde moro não há muitos especialistas. Foi bastante desgastante. 

Enfim, após tantos gastos, tantas viagens, descobri que, infelizmente, sou portadora de uma rara doença autoimune chamada Espondilite Anquilosante. Ela tem chances de causar essa inflamação no olho e terríveis dores na coluna, então preciso ficar acompanhando e tratando durante toda a vida. Até hoje estou colhendo resultados de exames e ainda tenho consultas marcadas. Felizmente, não é algo tão grave e a doença pode ser controlada, então posso continuar a trabalhar normalmente. Tenho pessoas maravilhosas como meu marido me dando suporte, então consigo seguir em frente. 

Voltando a trabalhar


Fiquei bastante depressiva nesses meses, como devem imaginar. Um dos motivos é que o Meawja já estava na reta final de ser terminado. Não fosse essa doença, a essa altura o jogo já teria sido lançado. Faltava bem pouco. E o pior de tudo é que todos esses exames, consultas, viagens... custaram, e ainda custam, bem caro. Basicamente todo dinheiro que tínhamos reservado para o projeto foi gasto com minha saúde. Não nos arrependemos, claro, pois ao menos tínhamos esse dinheiro. Tínhamos. 

Quando meu olho se recuperou o suficiente, eu já quis voltar a trabalhar, pois precisávamos repor o que gastamos com certa urgência. Mas não queríamos terminar o Meawja nas pressas, não quando eu estava tão debilitada e desanimada. Acontece que enquanto eu me recuperava, o Xdr4s começou a brincar em um protótipo que ele mesmo criou. Para me animar, foi me pedindo para fazer algumas artes pra ele, criar um protagonista de repente, fazer um hud. Aos poucos fomos pegando carinho pelo protótipo, dando forma, criando uma identidade. E decidimos que ele deveria ser um jogo, mas um pequeno, rápido, com várias limitações de forma que ele estivesse finalizado em apenas alguns meses. Usaríamos esse jogo para tentar repor o dinheiro que gastamos, que seria direcionado ao Meawja. E foi dando certo!

O protótipo ganhou forma e tornou-se Ravva and the Cyclops Curse! Com um protagonista adorável, uma história simples e uma identidade própria, o jogo rapidamente foi sendo montado seguindo limitações mais firmes do NES, como usar apenas 3 cores por sprite, poucos frames de animação (juro que tentei), e uma aventura curta. Me animou bastante, e fico feliz em dizer que o jogo está incrivelmente próximo de ficar pronto e pretendemos lançar em Novembro. Quero que conheçam esse projeto nosso, feito com tanto carinho quanto Meawja:




O jogo faz parte da série Galope Minis, basicamente são mini-jogos que se passam em contos-de-fadas no mesmo universo de Meawja. Por isso não têm obrigação de terem ligações com outros de nossos jogos e assim podemos testar muitas idéias por mais malucas e improváveis que sejam. Em Ravva and the Cyclops Curse você seguirá a história de uma corujinha invocadora cuja missão perigosa é destruir um terrível ciclope e, assim, salvar sua mãe de uma maldição. Estamos bastante felizes com o projeto, esperamos que vocês gostem!

Continuando o projeto Meawja


Enquanto trabalhamos em Ravva descobrimos que nossas habilidades melhoraram muito a ponto de produzí-lo muito mais rápido. Nossas ferramentas melhoraram, nossos conhecimentos estavam mais vastos e, claro, temos agora mais experiência. Isso significa que agora nos sentimos mais confiantes, a ponto de querer consertar muitas coisas em Meawja. Esse projeto basicamente é onde aprendemos a fazer jogos, então muito das primeiras fases é bastante amador e sentimos que, agora com mais experiência, podemos melhorar bastante coisa. 

Por isso decidimos que iremos fazer um rework!

Isso não significa que iremos fazer o jogo do zero, longe disso! Significa que vamos mexer em coisas que já parecem datadas, como hud, a fase de treino e a fase das cavernas. Também retrabalhar a câmera e refazer todas as animações do protagonista. Afinal, foi a primeira coisa que animei em pixel art! Tenho certeza de que consigo fazer algo muito melhor hoje. Também pretendemos melhorar e adicionar mecânicas e fases, deixando o jogo mais completo e interessante. A maior parte ficará do jeito que está, mas pretendemos melhorar o que tiver como ser melhorado. Assim vamos nos sentir muito melhor, pois mesmo com atraso, sabemos que vamos entregar algo superior ao que prometemos anteriormente. 

Então agradeço imensamente a todos vocês, ninjas, por todo apoio! E peço mais um pouco de paciência para que esse projeto, essa longa jornada, logo venha a se completar. E temos muito mais pela frente! 


Avante!